
Helder Salomão
político brasileiro
Acesse a página do Wikipédia2
1
Declarou em 8/26/2025 em um Discurso oficial
Discurso do deputado federal Helder Salomão (PT-ES) sobre reforma do imposto de renda
Nós queremos votar a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais, a redução da alíquota do IR para quem ganha até 7.350 reais e a taxação dos super-ricos. É isso que a sociedade brasileira espera de nós.
Votamos a urgência para esse projeto na semana passada, e esse foi um passo importante para a votação e aprovação da matéria. É preciso que a gente dê uma resposta ao povo brasileiro, que espera de nós a votação desse projeto.
A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais vai beneficiar diretamente 25 milhões de brasileiros. Considerando que quem ganha até 7.350 reais terá redução na alíquota do imposto, nós estamos falando em isenção ou redução de imposto para 90 milhões de brasileiros. Para que isso seja possível, no mesmo projeto, teremos que aprovar a taxação dos super-ricos, aqueles que ganham 1 milhão de reais por ano, 1,2 milhão de reais por ano, 2 milhões reais por ano, 3 milhões de reais por ano e pagam uma alíquota média de 2,5% de imposto. E é preciso dizer que há super-rico que não paga nada. E não paga nada porque recebe os recursos a título de lucros e dividendos. E o Brasil, vergonhosamente, ainda é um dos poucos países do mundo que não taxa lucros e dividendos. Só dois países no mundo não fazem essa taxação, Brasil e Letônia.
Nós estamos falando de pouco mais de 0,5% da população brasileira. Esse é o contingente dos que hoje ou pagam até 2,5% ou não pagam nada de Imposto de Renda. Enquanto um professor, um policial, um advogado, uma enfermeira e um médico pagam um Imposto de Renda alto, os super-ricos não estão pagando nada.
Por isso, vamos votar esse projeto. Queremos saber quem é a favor do povo e quem é a favor dos super-ricos.
A hora é agora! É agora que nós vamos saber quem efetivamente está do lado do povo, do lado das famílias, e quem prefere ficar do lado dos super-ricos, daqueles que têm altas rendas e não contribuem com o País.
Fontes:
Avaliações de afirmações
Considerando todas as afirmações analisadas
100%