Doe para Aletheia
Imagem de Helder Salomão

Helder Salomão

político brasileiro

Acesse a página do Wikipédia
2 discursos adicionados3 avaliações de sentenças
Insustentável

2

Confiável, mas

1

Declarou em 8/26/2025 em um Discurso oficial

Discurso do deputado federal Helder Salomão (PT-ES) sobre reforma do imposto de renda

Nós queremos votar a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais, a redução da alíquota do IR para quem ganha até 7.350 reais e a taxação dos super-ricos. É isso que a sociedade brasileira espera de nós.

Votamos a urgência para esse projeto na semana passada, e esse foi um passo importante para a votação e aprovação da matéria. É preciso que a gente dê uma resposta ao povo brasileiro, que espera de nós a votação desse projeto.

A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais vai beneficiar diretamente 25 milhões de brasileiros. Considerando que quem ganha até 7.350 reais terá redução na alíquota do imposto, nós estamos falando em isenção ou redução de imposto para 90 milhões de brasileiros. Para que isso seja possível, no mesmo projeto, teremos que aprovar a taxação dos super-ricos, aqueles que ganham 1 milhão de reais por ano, 1,2 milhão de reais por ano, 2 milhões reais por ano, 3 milhões de reais por ano e pagam uma alíquota média de 2,5% de imposto. E é preciso dizer que há super-rico que não paga nada. E não paga nada porque recebe os recursos a título de lucros e dividendos. E o Brasil, vergonhosamente, ainda é um dos poucos países do mundo que não taxa lucros e dividendos. Só dois países no mundo não fazem essa taxação, Brasil e Letônia.

É hora de nós fazermos justiça tributária, isentando de Imposto de Renda aqueles que ganham até 5 mil reais, reduzindo a alíquota desse imposto para quem ganha até 7.350 reais, aliviando o orçamento dos mais pobres e da classe média e taxando os super-ricos, que representam 0,6% da população.

Nós estamos falando de pouco mais de 0,5% da população brasileira. Esse é o contingente dos que hoje ou pagam até 2,5% ou não pagam nada de Imposto de Renda. Enquanto um professor, um policial, um advogado, uma enfermeira e um médico pagam um Imposto de Renda alto, os super-ricos não estão pagando nada.

Por isso, vamos votar esse projeto. Queremos saber quem é a favor do povo e quem é a favor dos super-ricos.

Nós queremos taxar os super-ricos, porque aqueles que têm renda menor precisam ter ou isenção ou redução naquilo que pagam todos os anos de Imposto de Renda.

É hora de nós, definitivamente, começarmos a fazer justiça tributária, porque 10%, aqui para nós, ainda é uma alíquota pequena para que os super-ricos possam contribuir com o equilíbrio das contas e, ao mesmo tempo, permitir que façamos justiça tributária no nosso País.

A hora é agora! É agora que nós vamos saber quem efetivamente está do lado do povo, do lado das famílias, e quem prefere ficar do lado dos super-ricos, daqueles que têm altas rendas e não contribuem com o País.

Muito obrigado.

Fontes:

  • 1. https://www.camara.leg.br/internet/SitaqWeb/TextoHTML.asp?etapa=5&nuSessao=163.2025&nuQuarto=4569485&nuOrador=1&nuInsercao=1&dtHorarioQuarto=19:08&sgFaseSessao=&Data=26/08/2025
  • Avaliações de afirmações

    Considerando todas as afirmações analisadas

    2 Insustentável

    100%

    Compartilhe esta página

    Siga nossas redes sociais


    Creative Commons License
    Todo conteúdo dessa plataforma é licenciado através da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License
    A AletheiaFact.org é mantida pela entidade sem fins lucrativos MOVIMENTO ALETHEIA FACT (veja nosso estatuto no link abaixo). Todo conteúdo da plataforma é realizado por voluntários e distribuído de forma livre e gratuita pela licença CC BY-SA 4.0. A plataforma não remunera e nem executa a cobrança de taxa ou mensalidade ao público de leitores e de criadores de conteúdo da plataforma. Além disso, todo código desenvolvido é open source e pode ser acessado em https://github.com/AletheiaFact/aletheiaAcesse nosso Estatuto
    AletheiaFact.org ©2025

    Movimento Aletheia Fact

    [email protected]Av Maria Ranieri, Nº 7-5017.055-175 - Parque Viaduto - Bauru/SP46.428.905/0001-68